O médico por trás do estudante

Você deve se perguntar o que eu sempre tive na cabeça: quando é que o estudante vira médico? É quando ele começa a trabalhar no seu próprio consultório? Quando ele termina a sua residência? Ou é depois que forma?

Eu sempre tive essa dúvida na minha cabeça, bem antes de começar o curso. Acho que durante meu 3º ano do Ensino Médio, passei a me perguntar quando é que o estudante realmente se tornava um médico e se em algum ponto de sua vida, essa reflexão vinha a tona. Por exemplo, um estudante poderia se tornar médico sem nem se dar conta do processo pelo qual ele passou por ter sido completamente natural e, de forma antagônica, um estudante pode ter a ideia fixa de se tornar um médico ao ponto de se esquecer do caminho a ser percorrido.

O que eu, estudante do quinto período do curso de Medicina tenho a dizer?

amor-eterno-600x400

Bom, eu acredito na ideia da construção do ser humano. Se hoje eu sou uma pessoa ” X ” amanhã posso ser uma pessoa ” X + Y ” imaginando que tanto o x quanto o y sejam coisas acrescentadas de forma positiva na minha vida. Penso que uma pessoa aberta às ideias do mundo e às divergências que existem na sociedade é uma pessoa mais completa e passa ser construída dia pós dia. Leituras, viagens, conversas inteligentes [ entenda-se discussão política, religiosa ou pontos polêmicos de uma determinada área ] e a vivência do dia-a-dia proporcionam pontos cruciais para que a pessoa cresça e caminhe sempre em evolução!

Do mesmo modo acontece com o estudante de medicina!

Heart%20stethoscope%203(4)

No momento eu que vi meu nome e a palavra APROVADA no site da minha faculdade, a minha vida mudou! Confesso ter tido muita dificuldade no começo porque não me sentia totalmente preparada e tenho certeza que os passos com mais esforço foram os que me fizeram enxergar o que eu realmente queria fazer da vida. Foi através de alguns momentos onde quase desisti do meu sonho que pude crescer como estudante e tenho muito orgulho disso! Talvez se não tivesse tido as dificuldades que tive, não teria dado tanta importância para cada momento ÚNICO do meu curso e acho que isso só veio a somar na minha construção como médica e não só estudante. Médico é aquele profissional que se supera a cada problema resolvido e que se supera também nos problemas que não tiveram solução mas que busca aprender com eles.

Cada dia, mesmo que nas aulas mais longas e com os professores mais difíceis de entender, é uma oportunidade de acrescentar conhecimento ao seu “médico” interior.

Para mim, o médico através do estudante é um traço a ser desenhado delicadamente em cada paciente, cada artigo lido ou problema enfrentado. O médico não está somente em um papel de diploma – sem desmerece-lo até porque já existem pessoas cismadas a tentar isso! Não é mesmo?

A frase que devemos ter em mente é: o estudante por trás do médico! Ela sim mostra a realidade do assunto.

Obrigada por terem dedicado seu tempo na leitura deste post! Espero que tenha sido esclarecedor e inspirador para os que sonham em cursam Medicina. Espero também que esse texto ajude as pessoas que julgam os profissionais da saúde, sobretudo os médicos sem antes conhecer suas trajetórias.

10708009_783375335037173_1912502814_n

Um abraço apertado e mil beijos nos corações de vocês!

Bárbara A.

Não deixe de curtir a fã page: Face do Blog!

5 comentários em “O médico por trás do estudante

  1. Muito bacana essa reflexão Bárbara! Acho que, só de você se dedicar a pensar sobre a sua profissão, sobre o seu caminho como médica, já é um passo super importante. E acredito que, mesmo depois de formados, continuamos para sempre “estudantes” e temos sempre muito o que aprender!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Ameei Babhi!! To adorando seu blog, seus textos, vc escreve muito bem!! Orgulho dessa amiga minha!! Beijo linda!! Saudades a mil!! ❤️❤️❤️

    Curtido por 1 pessoa

Oi, deixe seu comentário aqui! ;*

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s