Como escolher seu estetoscópio

A escolha de um estetoscópio pode parecer bem complicado a primeira vista, ainda mais porque este é um equipamento essencial para o exercício da medicina. Mas no post de hoje quero ajudar explicando o que devemos procurar em um esteto e qual marca é melhor! Vamos lá?!

73-Estetoscópio-destaque

Vamos começar pelos pontos principais que devemos observar no estetoscópio na hora da compra!!

Ele deve possuir uma boa durabilidade já que será usado diariamente durante anos.

Boa qualidade de auscultação, para facilitar as hipóteses diagnósticas.

Deve ser, na maioria das vezes, associado a um bom preço de mercado!

conceito_do_coracao_do_estetoscopio_autocolante-re5e3dc56078c480c8e516299d79d378a_v9waf_8byvr_512

 

Com opiniões de amigos e professores, segue uma listinha com os melhores modelos e as explicações de cada um! 🙂 Lembrando que a compra ideal muda de acordo com o objetivo de tê-lo. Um calouro da medicina, cardiologista e aluno de veterinária podem ter estetos ideais, bons e diferentes!!

1. Littmann Classic II

kghk

É o mais usado da linha Littmann e com certeza é o mais pedido nas listas de materiais da Faculdades de Medicina do Brasil. Isso se deve a  sua grande qualidade acústica e de um preço bem mais razoável que o Littmann Cardiology III. [ O meu é um Littmann Classic II ]

2. Littmann Lightweight

untitled

O Littmann Lightweight  tem como sua principal característica o baixo peso. O Lightweight é o aparelho de entrada da Littmann, com um preço abaixo dos outros produtos e com uma qualidade acima da média se comparado com seus concorrentes, o que só comprova o custo beneficio que só a linha Littmann possui.

3. Rappaport Premium

untitled

O estetoscópio Rappaport é a melhor opção para quem deseja gastar muito pouco, estudantes no geral hahaha. As diferentes olivas e diafragmas que acompanham o produto tornam-no bastante versátil. É um bom esteto e de bom preço 😉

4. Littmann Cardiology III

Cardiology-III

O  Littmann Cardiology III é considerado o melhor estetoscópio por conta de sua perfeita combinação entre versatilidade e qualidade. Ele é o modelo mais conhecido da linha Littmann não só pela sua grande potência acústica, mas também porque é indicado para quase todos os tipos de funções, já que é extremamente versátil e capaz de ser regulado para captar frequência altas e baixas. Além disso, o lado maior pode ser utilizado para pacientes adultos, enquanto o menor é utilizado para pediatria, aumentando ainda mais o leque de opção do aparelho. Olhando assim a compra já estaria feita, né? rs Mas o preço do nosso amigo aí é muuuito alto e fica inviável para compra-lo, por exemplo, logo no começo da faculdade!

5. Estetoscópio BIC

Estetoscopio-BIC-150x150

Se você precisa realizar aferição pressão arterial e está procurando um estetoscópio um pouco mais durável, os diversos estetoscópios da BIC são perfeitos para o trabalho. Só não espere conseguir ouvir bem sons do coração e pulmão. O preço dele é o que mais vale a pena!

Depois disso tudo, é hora de definir a cor do seu esteto!

Primeiro pense na reação das pessoas do seu convívio com aquela cor, é pura verdade que a cor do esteto pode ajudar na consulta mas também pode atrapalhar. Um estudante com seu jaleco ultra branco, banhado pelos poderes de Vanish (kkkk) com um esteto cor de rosa do mais forte em um atendimento ambulatorial pode não ser o mais adequado, quando o mesmo em um atendimento exclusivo de pediatria pode ser uma ótima saída/ideia.

littmans duplo

Quando foi a minha vez de comprar o meu esteto, fiquei muito em dúvida entre o Black Edition e o Brass Edition da marca Littmann. Fiquei com o que eu me sentiria melhor pela estética e pela discrição do mesmo. O mais lindo de todos hahaha *—*

2201_-_brs_classic_preto_bronze_-_full-menor

10708009_783375335037173_1912502814_n

Bom galera, é isso! Espero ter contribuído com esse post 🙂 Quem quiser ir comprar seu esteto já, indico o site que fiz a compra do meu: Fibra Cirúrgica.

Para quem quiser acompanhar o blog no Facebook, clique aqui!

14 comentários em “Como escolher seu estetoscópio

  1. Ahh que blog mais lindo. Não acredito que você faz Med meu maior sonho! Vou tentar mais uma vez esse ano e espero ano que vem já começar os estudos. Quando for comprar o meu estetoscópio, vou optar pelo Brass Edition, realmente, o rosa apesar de lindo, não pega muito bem rs
    Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Que honra poder receber um elogio como esse, Erica!! Muito obrigada 🙂
      Boa sorte nos estudos, estarei torcendo por você 😉
      Bom, eu sou meio suspeita para falar do Brass Edition né?! hahaha ❤
      Beijos beijos e até uma próxima, linda!!

      Curtir

  2. Oi Barbara! Também estudo medicina, estou do 4º ano, amo moda, viagem, blog hahaha já tive um blog mas por falta de tempo não continuei com ele, por isso me identifiquei tanto com você! Atualmente tenho o blog da minha liga da faculdade mas nada que eu fale além de assuntos acadêmicos. Além de ser libriana também hahaha adorei seu blog e com certeza vou passar sempre por aqui! Só pra ter haver com o post, meu esteto é o Littmann Classic II rosa perolado e sem comentários sobre a qualidade né. Beijos!

    Thaís
    http://www.ladunivas.blogspot.com.br

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Thaís! Que legal saber disso 🙂
      Qual a liga que você participa? Me manda o link dela aqui, as vezes podemos trocar informações úteis! hahah
      Que bom que você gostou, isso me deixa mt mt mt feliz!!
      Fique a vontade para voltar sempre no blog! Você já é super querida aqui!
      Mil beijiinhoos

      Curtir

  3. Interessante o seu guia sobre estetoscópios.
    Quando ainda era estudante, tinha um littmann classic ii. Fiquei com ele por uns 4 anos!
    Depois que escolhi cardio, troquei pelo littmann cardiology iii.
    Gosto muito e recomendo!

    Curtir

  4. Oi, tbm estudo medicina, tô precisando comprar um esteto e o Littman ainda não é uma opção pra mim, financeiramente falando hahaha. Tô pensando em comprar o cardiologico da bic, sabe se é bom?

    Curtido por 1 pessoa

    1. Não tive contato com ele, Helenira. Mas é uma marca reconhecida e que nos atende na prática como estudantes!! Se cabe no seu bolso, vale a pena investir nele por agora. Bom custo benefício né?
      Espero ter ajudado 🙂

      Curtir

  5. E uma informacao para ajudar os colegas, quem for trocar pecas dos Littmann, comprem Spirit. Basta entrar em contato com a Macrosul e se informar nao precisam ir por mim. A Spirit produz pecas para a Littmann senao todo o esteto. Sai mais barato pela mesma coisa nao se paga grife e nao somos solapados com modinhas e fobias de grupo ( macrosul@macrosul.com ) Para quem quer RIester, Grupo Equipamed ( robisonferreira@hotmail.com ), para quem quer HEINE ( li@heine.com ), Para quem quer WelchAllyn ( implemed@implemed.com.br ) Sejamos livres !!! Precisamos evoluir porque existe todo tipo de tecnologia que atende a variedade de Medicos que o Brasil possui e as nossas necessidades e adaptabilidade de maneira muito individual. Precisamos deixar de ser idolatras e escravos de uma so marca. Nossos pacientes merecem essa etica.

    Curtido por 1 pessoa

  6. ola barbara, eu estou indo para o segundo semestre de medicina e estou na duvida qual esteto comprar!! quero um que alie qualidade a preço bom!! tipo quero um que me permita fazer o que eu preciso na faculdade!! qual vc sugere?

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá, Rafael. Não sou a Bárbara, mas acho que a resposta dela será semelhante. Depende! Depende do quanto você pode investir. Se muito, vai no Classic II da Littmann. Se pouquinho, fica com o Spirit. Pergunte aos seus professores, eles saberão te ajudar da melhor forma!

      Curtido por 1 pessoa

Oi, deixe seu comentário aqui! ;*

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s