História de Bueno Brandão – Roteiro de Turismo

Olá, leitores! Hoje vai ser mais um post com o formato de editorial com dicas de lugares tops para se visitar feito pelo site Roteiro de Turismo. Espero que vocês gostem! 😉

História de Bueno Brandão

Bueno Brandão é um município do estado de Minas Gerais, que faz divisa com São Paulo e tem fácil acesso. Hoje, o ecoturismo é a principal atração, devido às belas cachoeiras que são possíveis de encontrar, como as famosas do Luís, do Félix e do Machado. Mas, que tal entender um pouquinho mais de como a região se formou para ser o que é hoje, em uma história que já reúne mais de 200 anos? O Guia Roteiro de Turismo fala um pouco mais sobre a história de Bueno Brandão. 

Praça-da-Matriz

            Praça da Matriz

Apesar das trilhas do local já terem sido visitadas lá pelo século 18, somente na segunda metade do século 19 é que algumas famílias portuguesas se estabeleceram por lá. Patrício José Joaquim de Miranda foi o principal admirador da beleza local, e, como um bom desbravador, percebeu que poderia criar uma vendinha para oferecer comidas e bebidas aos viajantes. E foi o que fez!

            Como Miranda trouxe consigo uma imagem do Senhor Bom Jesus, que foi doada para uma pequena capela naquele povoado, a região passou a chamar-se “Capela Curado do Senhor Bom Jesus da Pedra Fria do Ribeirão das Antas”. Mas, esses nomes só foram utilizados até 1849, quando um frade, encantado pela natureza da região, que incluía vales e serras com clima ameno, água em abundância e uma vila primorosa, decidiu denominá-la de “Campo Místico”.

picodatorre

            Um ano mais tarde, através de uma Lei, a sugestão foi aceita, e a região “mística” foi elevada à categoria de Vila, ligada ao município de Pouso Alegre, em Minas Gerais. Já em 1912, houve o primeiro movimento de emancipação do distrito de Campo Místico, porém não foi adiante. A população foi crescendo e apesar do apoio da produção de café e fumo, carecia de alguns serviços, tais quais foram os responsáveis pela criação do novo município, em 1938.

           Foi nessa época que o povoado de Campo Místico decidiu chamar o local de Bueno Brandão, em homenagem ao político e ex-presidente do estado de Minas Gerais Júlio Bueno Brandão, que faleceu sete anos antes. O primeiro prefeito do município foi o Senhor Uriel de Rezende Alvim, em 1939, sendo que o primeiro eleito foi o excelente produtor de vinho e fumo Domingos de Franco, somente dez anos depois. E, um passo de cada vez e com o tempo, todos foram conhecendo a grandeza de Bueno Brandão.

            Na metade do século 20, o município tornou-se um dos maiores produtores de batata do sul de Minas. Em agosto de 64 foi criada a Estância Climática e Hidromineral de Campo Místico, devido às águas de excelente qualidade e clima ameno que possui. O mercado turístico (ecológico e rural) começou a ser ainda mais explorado a partir de 1997, principalmente pela beleza encontrada por ali, em meio a Serra da Mantiqueira, beleza essa que até hoje faz a região ser conhecida como a “Cidade das Cachoeiras”.

cachoeira

Uma foto de uma pousada que você pode ficar por lá:

01

Para mais informações sobre pousadas em Cunha acesse ↓

 http://www.roteirodeturismo.com.br/hoteis-e-pousadas/sao-paulo/cunha/

Lugar encantador, né gente? Obrigada pela visita e até a próxima! ♥

15 comentários em “História de Bueno Brandão – Roteiro de Turismo

  1. Adoro post com dicas de viagem, ainda mais dentro do brasil. Porque eu pesquiso MUITO de onde viajar para fora, mas acabo não viajando por aqui (tudo bem que as passagens pro eua, por exemplo, é mais barato do que pro nordeste).
    A cidade é um amooor ❤

    Beijoos, Love is Colorful

    Curtido por 1 pessoa

    1. Isso é verdade, mas cidades iguais Bueno Brandão acabam valendo a pena pois não são taaaao caras as hospedagens, culinária etc. Se um dia você puder visitar a cidade, quero saber o que achou (de custo benefício e tal), ok? Ia ser bem legal!!
      Obrigada pela visita, lindaaa! Beijoss

      Curtir

  2. Ai meu Deus!
    Quantas fotos lindas! Eu sou doida com essas cidades do interior de minas toda fofa. Mas me deu uma super vontade de conhecer essas cachoeiras lindas ❤

    Beijos,
    rodoviadezenove.blogspot.com.br

    Curtir

Oi, deixe seu comentário aqui! ;*

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s